PROJETO CONQUISTANDO CIDADANIA
“Só existem dois dias em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro amanhã. Portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.
Dalai Lama
INDICADORES
Estudantes não conseguem conviver em harmonia com as normas disciplinares da escola e da sociedade.
Falta de limites e autoridade amorosa dos pais;
Adolescentes que vivem só sem a presença de um adulto para supervisioná-los;
Constantes conflitos entre os alunos;
Indícios de uso de drogas na Instituição;
Estrutura física inadequada para atender os alunos em atividades de acordo o Programa AACF. Principalmente para prática de leitura e esportes.
Profissionais que não atendem ao perfil estabelecido pelo Programa AACF em diferentes áreas.
Falta de professores em determinadas disciplinas;
Falta de materiais didáticos e tecnológicos para melhorar o nível das aulas;(livros didáticos, maquina de xerox)
Falta de um profissional para atuar como orientador educacional;
Carência de acervo bibliográfico;
ABRANGÊNCIA
Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Língua Inglesa, Redação e Educação Física.
TEMAS TRANSVERSAIS: Pluralidade Cultural, Higiene e Saúde, Ética, Meio Ambiente.
JUSTIFICATIVA
A idéia para elaboração do Projeto “Conquistando a Cidadania” surgiu a partir das discussões com a equipe do Programa de Aceleração da Aprendizagem e Correção de Fluxo - II período, sobre os indicadores que possivelmente dificultam a realização das ações planejadas.
Analisamos todas as sugestões para melhoria do ensino nas turmas de Correção de Fluxo e sistematizamos o Projeto com o propósito de difundir os direitos e deveres inerente a educação retomando ou aprofundando ações educativas que levem a formação ética e moral de todos os membros que atuam na Instituição, introduzir de maneira visível nas áreas correspondentes aos assuntos relacionados as normas de convivências sociais, oportunizar o conhecimentos de conceitos e reflexão éticas que ajudam a entender a experiência pessoal e social.
Propomos principalmente por meio de palestras, oficinas interativas, discussões que envolvem uma formação de cidadania a partir de questões sociais urgentes claramente vivenciadas no ambiente escolar, na rua ou mesmo em casa, possibilitando a integração dos grupos que formam a comunidade escolar. O jovem precisa saber como se posicionar frente a esses desafios para reconstruir o mundo à sua volta, nesse sentido é papel da escola oferecer ferramentas para que o aluno reflita e atue de modo coerente, convertendo-se em um espaço aberto à discussão e ao diálogo despertando no jovem o sentimento de amor próprio para que possa ter ideal de vida sabendo aperfeiçoar-se para descobrir sua verdadeira identidade.
OBJETIVO GERAL
Fortalecer a capacidade crítica-reflexiva dos adolescentes em temáticas relacionadas ao exercício pleno da cidadania juvenil, considerando a interação cultural e os preceitos sócio-políticos de valorização dos jovens enquanto sujeitos de direitos.
ESPECÍFICOS
Estimular o trabalho interdisciplinar;
Promover ações que resgate a ética e a cidadania;
Resgatar ações que valorize o aluno e ajude-o a perceber a sua importância e a sua contribuição no contexto social;
Envolver as famílias e a comunidade em ações da escola;
Fortalecer as relações de respeito entre os grupos: escola, família e comunidade;
Conscientizar os alunos a cerca de seus direitos garantidos em Lei através do ECA.
Inserir o aluno, como produtor ou interlocutor, no circuito cultural de sua comunidade;
Refletir questões de bulling;
Diminuir a indisciplina no ambiente escolar e externo.
Promover oficinas para complementar os temas em estudo na aulas.
Contribuir para a reflexão sobre preconceitos de qualquer tipo, com ênfase no preconceito lingüístico, visando à urgência de assegurar o convívio pacifico entre os membros de diferentes culturas.
Refletir sobre a importância da educação como mediadora no processo de integração dos diferentes grupos sociais, levando-os a exercer a cidadania.
Valorizar as diversas culturas presentes no Brasil, propiciando ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua auto-estima como ser humano pleno de dignidade.
Promover a reflexão e a conscientização sobre a diversidade de recursos naturais existentes na Amazônia e os impactos ambientais provocados pelo homem, demonstrando a responsabilidade humana educacional quanto às atitudes de cuidado, respeito e preocupação com a preservação desse patrimônio ambiental.
Orientar os educandos sobre os conhecimentos essenciais acerca da sexualidade, considerada importante na formação global do indivíduo e promoção da saúde das crianças e adolescentes
Possibilitar conhecimentos e vivências que cooperam para que se apure sua percepção de injustiças e manifestações de preconceito e discriminação que recaiam sobre si mesmo, ou que venha a testemunhar - e para que desenvolva atitudes de repúdio a essas práticas.
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