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PROJETO CONQUISTANDO CIDADANIA

“Só existem dois dias em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro amanhã. Portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. Dalai Lama INDICADORES Estudantes não conseguem conviver em harmonia com as normas disciplinares da escola e da sociedade. Falta de limites e autoridade amorosa dos pais; Adolescentes que vivem só sem a presença de um adulto para supervisioná-los; Constantes conflitos entre os alunos; Indícios de uso de drogas na Instituição; Estrutura física inadequada para atender os alunos em atividades de acordo o Programa AACF. Principalmente para prática de leitura e esportes. Profissionais que não atendem ao perfil estabelecido pelo Programa AACF em diferentes áreas. Falta de professores em determinadas disciplinas; Falta de materiais didáticos e tecnológicos para melhorar o nível das aulas;(livros didáticos, maquina de xerox) Falta de um profissional para atuar como orientador educacional; Carência de acervo bibliográfico; ABRANGÊNCIA Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Língua Inglesa, Redação e Educação Física. TEMAS TRANSVERSAIS: Pluralidade Cultural, Higiene e Saúde, Ética, Meio Ambiente. JUSTIFICATIVA A idéia para elaboração do Projeto “Conquistando a Cidadania” surgiu a partir das discussões com a equipe do Programa de Aceleração da Aprendizagem e Correção de Fluxo - II período, sobre os indicadores que possivelmente dificultam a realização das ações planejadas. Analisamos todas as sugestões para melhoria do ensino nas turmas de Correção de Fluxo e sistematizamos o Projeto com o propósito de difundir os direitos e deveres inerente a educação retomando ou aprofundando ações educativas que levem a formação ética e moral de todos os membros que atuam na Instituição, introduzir de maneira visível nas áreas correspondentes aos assuntos relacionados as normas de convivências sociais, oportunizar o conhecimentos de conceitos e reflexão éticas que ajudam a entender a experiência pessoal e social. Propomos principalmente por meio de palestras, oficinas interativas, discussões que envolvem uma formação de cidadania a partir de questões sociais urgentes claramente vivenciadas no ambiente escolar, na rua ou mesmo em casa, possibilitando a integração dos grupos que formam a comunidade escolar. O jovem precisa saber como se posicionar frente a esses desafios para reconstruir o mundo à sua volta, nesse sentido é papel da escola oferecer ferramentas para que o aluno reflita e atue de modo coerente, convertendo-se em um espaço aberto à discussão e ao diálogo despertando no jovem o sentimento de amor próprio para que possa ter ideal de vida sabendo aperfeiçoar-se para descobrir sua verdadeira identidade. OBJETIVO GERAL Fortalecer a capacidade crítica-reflexiva dos adolescentes em temáticas relacionadas ao exercício pleno da cidadania juvenil, considerando a interação cultural e os preceitos sócio-políticos de valorização dos jovens enquanto sujeitos de direitos. ESPECÍFICOS Estimular o trabalho interdisciplinar; Promover ações que resgate a ética e a cidadania; Resgatar ações que valorize o aluno e ajude-o a perceber a sua importância e a sua contribuição no contexto social; Envolver as famílias e a comunidade em ações da escola; Fortalecer as relações de respeito entre os grupos: escola, família e comunidade; Conscientizar os alunos a cerca de seus direitos garantidos em Lei através do ECA. Inserir o aluno, como produtor ou interlocutor, no circuito cultural de sua comunidade; Refletir questões de bulling; Diminuir a indisciplina no ambiente escolar e externo. Promover oficinas para complementar os temas em estudo na aulas. Contribuir para a reflexão sobre preconceitos de qualquer tipo, com ênfase no preconceito lingüístico, visando à urgência de assegurar o convívio pacifico entre os membros de diferentes culturas. Refletir sobre a importância da educação como mediadora no processo de integração dos diferentes grupos sociais, levando-os a exercer a cidadania. Valorizar as diversas culturas presentes no Brasil, propiciando ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua auto-estima como ser humano pleno de dignidade. Promover a reflexão e a conscientização sobre a diversidade de recursos naturais existentes na Amazônia e os impactos ambientais provocados pelo homem, demonstrando a responsabilidade humana educacional quanto às atitudes de cuidado, respeito e preocupação com a preservação desse patrimônio ambiental. Orientar os educandos sobre os conhecimentos essenciais acerca da sexualidade, considerada importante na formação global do indivíduo e promoção da saúde das crianças e adolescentes Possibilitar conhecimentos e vivências que cooperam para que se apure sua percepção de injustiças e manifestações de preconceito e discriminação que recaiam sobre si mesmo, ou que venha a testemunhar - e para que desenvolva atitudes de repúdio a essas práticas.

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